Benefícios da semente de girassol

Benefícios da Semente de Girassol

Compartilhe:

Facilmente encontrada, de baixo custo, sabor delicado, a semente de girassol está ganhando popularidade não só pela sua versatilidade nos preparos culinários, mas também devido aos diversos benefícios da semente de girassol.

De ótimo valor nutricional, a semente de girassol é fonte de proteínas, fibras, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês, selênio. Além conter vitamina E, vitaminas do complexo B, com destaque para B1 e B6, fitoesterois e ômegas. Todos esses nutrientes garantes os benefícios da semente de girassol.

Leia Também – Como Perder Gordura Abdominal

Principais benefícios da semente de girassol

  • Ajuda no emagrecimento

Um dos benefícios da semente de girassol é que ela auxilia no emagrecimento já que o consumo das sementes aumenta a saciedade. Dessa forma, sente-se menos fome e come-se menos.

  • Contribui para o ganho de massa muscular

A sementes de girassol contém boas quantidades de proteína, necessária para a construção do músculo. Além disso, possui ácido linoleico, importante a reparação e manutenção do tecido muscular. A presença de vitamina E também auxilia na recuperação muscular pós-treino.

  • Benéfica para a saúde cardiovascular

Os benefícios da semente de girassol são amplos para a saúde cardiovascular. A semente é rica em vitamina C e vitamina E, antioxidantes que impedem a oxidação do colesterol.

  • Ajuda a combater o mau colesterol

A semente de girassol possui um elevado teor de fitoesteróis. Os fitoesteróis reduzem o colesterol evitam que ele se fixe nas paredes das artérias. Outro dos benefícios da semente de girassol para a redução do colesterol é a presença de fibras.

  • Benéfica para a digestão

Devido à presença de fibras, a semente de girassol auxilia no transito intestinal, sendo uma alternativa para casos de constipação.

  • Auxilia na prevenção do câncer

A semente de girassol tem propriedades antioxidantes que previnem os danos celulares que podem levar ao câncer, são eles a vitamina E, C, selênio e cobre.

Devido ao seu alto teor de fitosterol, outros dos benefícios da semente de girassol é a prevenção de certos tipos de câncer como o câncer de cólon, próstata e mama.

  • Benéfica para a saúde óssea

A semente de girassol é rica em cálcio e magnésio, dois componentes essenciais para o osso. A vitamina E, devido a suas propriedades anti-inflamatórias reduz os sintomas da artrite.

  • Bom para os nervos

Os benefícios da semente de girassol para os nervos se dá pela presença de magnésio. Esse elemento mantém os nervos relaxados.

  • Auxilia na saúde mental

A semente de girassol contém triptofano, aminoácido essencial que ajuda na produção de serotonina, neurotransmissor que age sobre o humor e diminui a depressão.

  • É um anti-inflamatório

A semente de girassol possui propriedades anti-inflamatórias devido ao alto teor de vitamina E. Dessa forma, os benefícios da semente de girassol auxiliam na redução das inflamações, tais como asma, osteoartrite e artrite reumatoide.

  • É antioxidante

A semente de girassol é rica em antioxidantes, que impedem o dano oxidativo às células, protegendo assim nosso organismo de doenças crônicas, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, entre outras.

  • Alivia o estresse

O benefício da semente de girassol no alívio do estresse é proveniente das quantidades de magnésio, triptofano e colina que as sementes possuem. Estes ajudam no combate à ansiedade e depressão. A colina ainda melhora a função cerebral e a memória.

  • Promove a formação de novas células

As sementes de girassol são fonte de folatos, como o ácido fólico, essencial para a produção de um novo DNA. Os benefícios da semente de girassol são ainda maiores em mulheres grávidas, em que o ácido fólico é fundamental uma vez que promove a formação de tubo neural saudável.

  • Equilibra os fluidos corporais

A semente de girassol é rica em Potássio que auxilia para equilibrar os efeitos do sódio e na redução da pressão arterial.


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *